Tatuagens simples para fazer com as melhores amigas

Há muito tempo a tatuagem deixou de ter um significado negativo, ligado a pessoas que vivem à margem da sociedade. Atualmente, a tatuagem já é reconhecida como arte e uma expressão da personalidade de cada pessoa. É muito comum encontrar pessoas mais velhas com tatuagens. Além da ressignificação que essa arte teve, a liberdade e a aceitação também aumentaram, principalmente pelo mercado de trabalho. Os jovens, por sua vez, são os mais adeptos às tatuagens.

A procura por tatuagem cresceu cerca de 30% nos últimos cinco anos, de acordo com diversos tatuadores. O surgimento de estúdios especializados é proporcional à procura. Contudo, é preciso ser criterioso na busca pelo espaço e pelo profissional que fará o trabalho. Apesar de ser um trabalho de cunho estético, os cuidados com a tatuagem são questão de saúde.

Ao buscar por um estúdio de tatuagem, a pessoa deve analisar o ambiente, que deve ser arejado, claro e limpo. Além disso, deve procurar por certificados da Vigilância Sanitária e dos Bombeiros. Isso mostra o quão profissional é a postura do tatuador. Também é importante perguntar a procedência dos materiais que são utilizados, que devem ser descartáveis.

Após a escolha do estúdio e do tatuador que fará o trabalho, é hora de escolher o desenho e a região do corpo a ser tatuada. Alguns locais são mais sensíveis e, consequentemente, mais doloridos do que outros. É muito importante levar isso em consideração na hora da escolha, principalmente se a pessoa a ser tatuada não tiver uma tolerância alta à dor.

Sugere-se que a primeira tatuagem de uma pessoa seja pequena e numa região discreta. Dessa forma, a probabilidade de suportar a dor é maior, além de ter a liberdade de mostrá-la ou escondê-la de acordo com a vontade da pessoa.

Os cuidados com a pele tatuada também são muito importantes. O resultado ideal depende diretamente da forma que a tatuagem irá cicatrizar. O ideal é evitar exposição ao sol e ao mar por, no mínimo, um mês. Neste mesmo período, orienta-se que a pessoa evite alimentos que possam causar reações inflamatórias, como frutos do mar, chocolate e carne suína.

O ato de se tatuar já é um costume mundial. Muitas pessoas escolhem fazer uma tatuagem e os motivos para isso são os mais variados. Desde tatuar apenas uma frase ou símbolo que gosta até registrar na pele um momento importante da vida, a tatuagem é utilizada para marcar o corpo com uma arte que será para sempre.

Diante desta tendência, o número de estúdios de tatuagem cresce a cada dia, oferecendo uma diversidade de cores, desenhos, símbolos e fontes de letras para os amantes da prática.

No entanto, antes de fazer uma tatuagem, é preciso prestar atenção a alguns detalhes que vão muito além de escolher o que será tatuado ou qual parte do corpo receberá o desenho.

É importante lembrar que, por mais simples e comum que pareça, uma tatuagem feita de forma errada pode trazer uma série de consequências para a sua saúde. Por isso, antes de fazer uma tatuagem, preste atenção aos seguintes cuidados:

1 – Escolha do local e do profissional: a primeira coisa que você deve prestar atenção é no estúdio que escolherá para fazer a sua tatuagem. Procure saber se o espaço está dentro das normas recomendadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), respeitando as exigências de higiene. Para isso, converse com amigos e conhecidos que já realizaram tatuagens para saber qual é a melhor opção para você.

Depois de escolher o estúdio, é importante escolher também o profissional. Para não se arrepender depois, veja os trabalhos já realizados por ele e verifique, por exemplo, a precisão dos traços e a qualidade dos preenchimentos.

2 – Sala de tatuagem e materiais utilizados: no dia da tatuagem, os cuidados devem ser redobrados. Preste atenção a todos os detalhes. Por exemplo: verifique se a maca que você deitará/sentará está devidamente limpa, revestida com papel toalha descartável. Além disso, todas as agulhas deverão ser descartáveis e a limpeza da pele antes de iniciar a tatuagem deve ser feita com álcool ou medicamentos com princípio ativo de gluconato de clorexidina.

3 – Pele: antes de realizar uma tatuagem, deixe a sua pele limpa e hidratada. Se a área a ser tatuada estiver com pelos, o ideal é retirá-los dois dias antes da tatuagem.

Agora veja as Tatuagens simples para fazer com as melhores amigas:

1º Dois triângulos um é o preenchimento do outro

2º- Infinito

3º Corações

Continua na próxima página…

COMPARTILHAR