Após a escolha do estúdio e do tatuador que fará o trabalho, é hora de escolher o desenho e a região do corpo a ser tatuada. Alguns locais são mais sensíveis e, consequentemente, mais doloridos do que outros. É muito importante levar isso em consideração na hora da escolha, principalmente se a pessoa a ser tatuada não tiver uma tolerância alta à dor.
Sugere-se que a primeira tatuagem de uma pessoa seja pequena e numa região discreta. Dessa forma, a probabilidade de suportar a dor é maior, além de ter a liberdade de mostrá-la ou escondê-la de acordo com a vontade da pessoa.
Os cuidados com a pele tatuada também são muito importantes. O resultado ideal depende diretamente da forma que a tatuagem irá cicatrizar. O ideal é evitar exposição ao sol e ao mar por, no mínimo, um mês. Neste mesmo período, orienta-se que a pessoa evite alimentos que possam causar reações inflamatórias, como frutos do mar, chocolate e carne suína.
Então, se certifique de estar seguro com os itens que separamos para você!
1. Procure um bom estúdio
Muitas pessoas fazem a primeira tatuagem no primeiro estúdio que veem na rua. Não é bem assim. Procure indicações de amigos e pessoas confiáveis em um primeiro caso. Depois, se certifique de que o estúdio é bom. Para isso, é importante atentar a alguns fatos como higiene, segurança, entre outros. O material que o estúdio usa em cada uma das tatuagens deve ser esterilizado ou descartável, as embalagens do material também devem ser abertas em frente ao cliente, o profissional deve usar luvas durante todo o trabalho e as tintas devem ser aprovadas pela Anvisa. Além de todos estes padrões de segurança, o tatuador deve ser um profissional experiente de alta qualidade e técnica para o trabalho.
2. Tenha paciência
Escolher uma tatuagem, ainda mais a primeira, escolher o estúdio e decidir de fato fazer a tattoo é um processo que demora. Não tenha pressa, pesquise o desenho, saiba se tem algum significado para você e escolha o estúdio certo. Tudo isso é válido para que não haja arrependimentos no futuro.
3. Escolha em que parte do corpo vai fazer a tatuagem
Da mesma forma que você demorou escolhendo o desenho, pense onde ele ficaria melhor. No braço, no pulso, na perna, no ombro, nas costas… as opções são muitas. Escolha um lugar que te agrade, afinal, é o seu corpo.
4. Não seja pão duro
Se você quer fazer uma boa tatuagem, saiba que ela não será tão barata. Um bom estúdio com um profissional qualificado vai cobrar um preço justo pelo desenho. Claro que o preço depende muito do tamanho e da complexidade da tatuagem, no entanto, não pense em economizar nesta hora. Procure a qualidade ao invés de um preço muito barato. Lembre-se que este será um trabalho marcado para o resto da sua vida
5. Cuide da cicatrização
Pronto! Finalmente você fez a sua tatuagem. Agora é hora de cuidar bem da cicatrização dela nos primeiros dias e semanas. Escute os conselhos e cuidados passados pelo tatuador e siga à risca. Tudo pela sua saúde e pela beleza da tatuagem.
Veja as nossas 15 sugestões:
ancora no dedo
uma ancora
continua na próxima página…